- Publicidade -
PRESIDENTE AFASTADO

CPI aberta e acusação de perseguição política na Câmara de Baía da Traição

Vereadores governistas afastam presidente Ronaldo do Mel, que fala ser vítima do ex-prefeito Serginho Lima.
Da esquerda para direita: o vereador Ronaldo do Mel, o ex-prefeito Serginho e a prefeita Deta — Foto: Reprodução
Da esquerda para direita: o vereador Ronaldo do Mel, o ex-prefeito Serginho e a prefeita Deta — Foto: Reprodução

A segunda-feira (24) foi marcada por tensão em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, após a Câmara Municipal afastar o presidente da Casa, vereador Ronaldo do Mel, e instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suspeita de corrupção. A movimentação na sede do Legislativo atraiu moradores e motivou o envio de reforço policial ao local.

Segundo a bancada de situação da prefeita Deta, que detém maioria no parlamento, o afastamento do presidente ocorreu durante uma sessão ordinária em que os vereadores aprovaram a instalação da CPI. A investigação tem como base um “Termo de Compromisso” autenticado em cartório e supostamente assinado por Ronaldo do Mel, no qual ele teria se comprometido a “vender” uma assessoria por R$ 20 mil, caso fosse eleito. O valor, pago em espécie por um financiador, teria sido utilizado na campanha eleitoral de 2024.

A bancada governista argumenta que o afastamento é necessário para garantir “a livre e imparcial condução dos trabalhos” durante a tramitação da CPI, que buscará esclarecer a autenticidade do documento e as circunstâncias da negociação mencionada.

Ronaldo do Mel nega acusação e fala em perseguição política

Em contato com o Blog Lenilson Balla, o vereador negou as acusações e afirmou ser vítima de “perseguição política” por parte da gestão municipal. Ele atribui as denúncias ao ex-prefeito Serginho Lima, a quem acusa de ser “o cabeça de tudo”.

Segundo Ronaldo do Mel, o suposto “Termo de Compromisso” seria parte de um esquema de “agiotagem política”, no qual vereadores bem posicionados em pesquisas eleitorais seriam coagidos a assinar recibos ou documentos que pudessem ser usados posteriormente para descredibilizá-los. Ele afirma ter sido “induzido” pelo ex-prefeito.

O vereador também declarou que sua atuação na Câmara tem incomodado o grupo político da prefeita, citando denúncias que afirma ter apresentado sobre temas como:

  • avanço do mar e impactos ambientais;
  • reajuste salarial de professores;
  • proteção de aldeias indígenas;
  • suposta falsificação de assinaturas na gestão;
  • atuação do secretário de Educação;
  • desigualdade na distribuição orçamentária;
  • excesso de contratações no município.

 

Ronaldo do Mel afirma que sua gestão na Câmara de Vereadores abriu espaço para maior participação popular, inclusive com transmissões das sessões e organização de concurso público para a Casa Legislativa — cuja prova está marcada para o dia 7 de dezembro. Segundo ele, aliados do governo tentariam cancelar o certame.

Sobre a acusação principal, o vereador rebate:

“Só que ele (Serginho) é o cabeça de tudo. Ele que faz tudo, que organiza, que assedia os vereadores. Que faz essa coisa de agiota, usa o pessoal dele, tem um chamado ‘pé na cova’, que é quem faz todas as conversas. É dessa forma que ele age, para prender todo mundo. E quando é agora, ele (Serginho) solta dizendo que a gente vendeu a assessoria, vendeu coisa, vendeu isso e aquilo. Agora eu quero que ele diga o seguinte: a gente vendeu a quem? Mostra o documento, a quem foi que vendeu, a quem foi que fez o negócio, como foi que fez o negócio. Ele (Serginho) tem que mostrar esse documento. Porque é o documento de uma pessoa, então quer dizer que eu fiz pra mim mesmo? Ele tem que mostrar como foi, a quem foi que vendeu, a quem é que eu vou pagar esse dinheiro. Estão fazendo isso para manchar o nome de quem trabalha e defende o povo”, declarou.

Ouça abaixo a declaração completa de Ronaldo do Mel:

Próximos passos

Ronaldo do Mel informou que seus advogados já estão atuando no caso e que pretende recorrer contra o afastamento. Enquanto isso, cresce a expectativa sobre quem deverá assumir, temporariamente, a presidência da Câmara Municipal de Baía da Traição.

O Blog permanece à disposição para divulgar posicionamento da prefeita Deta, do ex-prefeito Serginho Lima ou de qualquer parlamentar citado.


✅ Receba todas as notícias do Blog no WhatsApp

- Publicidade -

Veja Também

PORTARIA
Seleção brasileira estará na Copa do Mundo de 2026 — Foto: Getty Images via BBC

Governo da Paraíba altera expediente na segunda (29) por jogo do Brasil

GESTÃO

Em 30 dias, Prefeitura de Mamanguape injeta mais de R$ 20 milhões na economia

DESTRUIÇÃO
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP

Pior terremoto da Venezuela em 100 anos deixa 188 mortos