Genildo Avelar, de 44 anos, é o primeiro indígena a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba. Ele é da Aldeia Carneira, no município de Marcação, e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético. O índio potiguara foi vacinado logo após a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, primeira pessoa a ser imunizada no Estado. Ela é enfermeira há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga.
As duas pessoas foram vacinas pela enfermeira Keila Campos, que trabalha no setor de imunização da Paraíba há 23 anos, durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (19).
A distribuição das doses aos municípios paraibanos será feita de acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde. As doses da vacina CoronaVac, resultado da parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, chegaram no Aeroporto Castro Pinto na noite dessa segunda (18). O Governo do Estado espera que todas as regiões da Paraíba recebam doses ainda nesta terça.
Segundo o esquema divulgado pelo Ministério da Saúde, 54.689 pessoas formam o 1º grupo alvo da vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. O plano nacional prevê, com a chegada das doses do Butantan, imunização de 42.925 de trabalhadores de saúde (o que representa 35% do total do estado), 1.212 idosos com idade a partir de 60 anos e que vivem em abrigos, 120 pessoas com deficiência institucionalizadas e 10.432 indígenas. Cada pessoa receberá duas doses do imunizante.
Genildo Avelar, índio potiguar, da cidade de Marcação é o segundo a receber a vacina aqui na Paraíba. 2021 é o ano da esperança! #UseSempreMáscara #OCuidadoContinua #ParaibaVacina pic.twitter.com/672tMhNbRe
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) January 19, 2021