Congestão nasal e problemas cardíacos – por Dr. Valério Vasconcelos

Quem tem problemas cardíacos, como pressão alta e outros problemas cardiovasculares, deve evitar o uso de descongestionantes.

Uma congestão nasal nada mais é do que uma inflamação ou irritação causada por agentes como a fumaça do cigarro, a poluição, ou mesmo um resfriado ou uma sinusite. Eles fazem com que partes do nariz (chamadas cornetos) aumentem de tamanho.

- Publicidade -

Os descongestionantes são substâncias responsáveis por contrair os vasos sanguíneos, fazendo com que essa área desinche e a respiração fique mais fácil. O problema é que o remédio acaba contraindo outros vasos também, inclusive artérias do coração. Aí onde mora o perigo. Quem tem problemas cardíacos, como pressão alta e outros problemas cardiovasculares, deve evitar o uso de descongestionantes.

A opção dos descongestionantes com corticoides é melhor, pois eles não têm essa ação vasoconstritora. No caso da hipertensão, por exemplo, a contração faz com que o sangue passe com mais “força” pelos vasos, aumentando a pressão. Esse “aperto” nos vasos pode colaborar para bloquear de vez uma artéria, levando ao infarto.

Mesmo quem não tem problemas cardíacos deve evitar o uso contínuo, para não desenvolvê-los. Além disso, especialmente antes de consultas médicas em que se vai medir a pressão, é importante não usar.


Dr. Valério Vasconcelos – Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -