Comece 2022 com um check-up preventivo – por Dr. Valério Vasconcelos

Infelizmente, muita gente acredita que, por não apresentar sintomas, é menor a probabilidade de ter uma doença cardíaca.

Quer começar bem o novo ano? Minha dica é simples e direta: vá com regularidade ao médico. Agendar um check-up preventivo para as primeiras semanas de 2022 é uma excelente forma de planejar o novo ciclo, principalmente se lembrarmos que a maior causa de morte hoje no Brasil são as doenças cardiovasculares.

- Publicidade -

Infelizmente, muita gente acredita que, por não apresentar sintomas, é menor a probabilidade de ter uma doença cardíaca. Precisamos mudar essa cultura. O entupimento dos vasos no coração acontece de forma silenciosa e, na metade das pessoas que têm esse entupimento, pode acontecer um infarto sem nenhum sintoma prévio. Quando há prevenção, é possível evitar a morte prematura de muita gente.

Aliás, muitos dos pacientes que sofrem morte súbita são previamente assintomáticos. A morte súbita é um importante problema de saúde pública, mas ainda não há conscientização da população.

Atualmente o conhecimento científico permite diagnósticos mais individualizados e precisos, abrangendo dados que facilitam a prevenção, a detecção precoce e a evolução das doenças, assim como a indicação de terapêuticas adequadas.

Check-up é ferramenta importante para a manutenção da saúde

Cada vez mais as pessoas percebem que o check-up é uma ferramenta importantíssima para a manutenção da saúde. A identificação dos fatores de risco de maior prevalência durante a consulta permite uma prevenção cardiovascular bem conduzida, reduzindo de forma expressiva as doenças do coração. O check-up preventivo inclui um conjunto de exames solicitados por médicos especializados.

Geralmente, é feito um exame clínico e exames complementares como hemograma, glicemia (pesquisa de diabetes), ureia, creatinina (pesquisa de doença renal), colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, exame de fezes, exame da urina e eletrocardiograma (análise do sistema elétrico do coração).

Após o check-up, os resultados dos exames auxiliarão o médico a determinar qual tipo de conduta é adequado para cada caso e quais os próximos exames complementares, a fim de fundamentar um diagnóstico preciso. Que tal marcar logo uma consulta com seu médico, para fazer um check-up?


Valério Vasconcelos é doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pesquisador e escritor. Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -