A Justiça Eleitoral da Paraíba iniciará na próxima segunda-feira, 16 de março, a Semana de Regularização da Situação Eleitoral. A ação é destinada aos cidadãos com o título de eleitor cancelado e está sendo organizada pela Coordenadoria de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (Cogecad). O principal objetivo da iniciativa é facilitar o atendimento aos eleitores, antecipando demandas, reduzindo filas e evitando sobrecarga nos pontos de atendimento e cartórios, especialmente com a proximidade do prazo final para alistamento eleitoral, que termina em 6 de maio.
A campanha, que se estenderá até o dia 20 de março, busca orientar e motivar os eleitores a regularizarem sua situação eleitoral. Serão atendidos casos como títulos cancelados devido à ausência em três eleições consecutivas, processos de revisão do eleitorado, pendências relacionadas à coleta biométrica e multas eleitorais não quitadas.
A ação pretende ampliar em 10% o número de regularizações durante esse período especial, mobilizando esforços para atender os 283.102 eleitores que estão atualmente com pendências em seus registros.
Ficar com o título de eleitor cancelado pode gerar diversos inconvenientes ao cidadão, como a impossibilidade de assumir cargos públicos via concurso, dificuldades em obter financiamentos bancários, problemas relacionados à regularidade do CPF e impedimentos para realizar matrículas iniciais em universidades.



