A Comarca de Rio Tinto encerrou sua participação na XVIII Semana Nacional da Conciliação (SNC) com o percentual de 69,27% de acordos conciliatórios homologados, totalizando o montante de R$ 239.219,00. Os números resultam das 179 audiências realizadas durante o evento, demonstrando o êxito da unidade judiciária, segundo informou o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e diretor do Fórum, juiz Judson Kildere.
O magistrado destacou que quatro salas de audiências funcionaram simultaneamente durante a SNC. “Montamos uma estrutura inédita na Comarca, onde em uma das salas funcionou, exclusivamente, o Cejusc Indígena, que contou com o trabalho ativo da comunidade nas audiências e atividades culturais feitas nas dependências do Fórum. Essa ação é importantíssima para a promoção da parceria entre o Poder Judiciário e a sociedade”, pontuou o juiz Judson Kildere.
Ele disse que as expectativas para realização da SNC foram alcançadas e o Município já está se preparando para a Semana Nacional de Conciliação de 2024. “Os dados revelam que atingimos números expressivos, e demonstram a eficácia dos métodos conciliatórios na resolução de conflitos”, reforçou.