Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Indígena Lopes Ribeiro, do Povo Potiguara, visitaram, nesta quarta-feira (9), a sede do Fórum da Comarca de Rio Tinto. Eles foram recepcionados pelo juiz-diretor da unidade, Judson Kildere Nascimento Faheina, que lembrou ser, naquela data, comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Justiça estadual no Município.
O magistrado, que apresentou e explicou sobre os setores existentes no Fórum, inclusive, o auditório de Tribunal do Júri, ressaltou que a visita dos alunos reforça a orientação da gestão do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, de aproximar, cada vez mais, a Justiça da sociedade, do cidadão.
“Durante a realização de um Webinar que tratou sobre o Sistema de Justiça e a Construção da Justiça Social, o desembargador João Benedito falou sobre a importância das pessoas conhecerem a Justiça, levar às escolas, ao povo. Por isso, nós estamos convidando e recebendo de portas abertas não só alunos da rede de ensino, mas também, instituições e cidadãos que queiram conhecer como funciona o Poder Judiciário aqui em Rio Tinto”, salientou o magistrado.
O diretor do Fórum enfatizou que, além de aproximar a escola ao Judiciário, a visita possibilita aos estudantes um conjunto de práticas e saberes ligados à arte da expressão oral e gestual, contribuindo ainda para uma função social, gerando mecanismo de cidadania, sobretudo, aliado à possibilidade de vários outros segmentos da sociedade terem esse contato com o Judiciário e saber como ele funciona.
Acompanharam a visita dos alunos a técnica judiciária, servidora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Indígena, existente na Comarca de Rio Tinto, Jaílza Hortêncio da Silva, e a professora da disciplina Etno História, Maria Cleide dos Santos da Silva, que, também organizou a ação.