A Comarca de Rio Tinto aderiu ao movimento da Campanha Novembro Azul, que é mais uma iniciativa de cunho nacional, voltada ao alerta, prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, doença que acomete a população masculina.
A unidade judiciária, que é administrada pelo juiz Judson Kildere Nascimento Faheina (titular da Vara Única), ornamentou com iluminação especial na cor azul a fachada do Fórum Desembargador Francisco Espínola.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente nos homens em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
Os exames utilizados para o diagnóstico do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen.
“Os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, alerta o Instituto.