O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou oficialmente, neste sábado (7), a chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (PSB) como vice para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022.
Os pré-candidatos foram apresentados em evento realizado no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Alckmin, no entanto, participou apenas de forma virtual, já que foi diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (6).
O lançamento oficial da pré-campanha em São Paulo contou com lideranças de PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, centrais sindicais e militância dos partidos.
Lula discursou lendo e improvisando. “Tudo o que fizemos e o povo brasileiro conquistou está sendo destruído pelo atual governo”, disse o ex-presidente sobre o atual presidente Bolsonaro. “Não vamos desistir, nem eu e nem o nosso povo. A causa pela qual lutamos é o que nos mantém vivos”.
João e Veneziano
Adversários políticos, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e o senador Veneziano Vital do Rêgo, pré-candidato ao Governo pelo MDB, sentaram na mesma fileira do evento.
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que tenta impedir apoio de Lula à reeleição de João, também participou do evento em São Paulo. Ele porém não foi citado pelo cerimonial no ato e nem chamado para compor a mesa.