Nesta semana o município de Mamanguape, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a IX Conferência de Assistência Social, no auditório do Centro Cultural Fênix. Em 2021, o tema foi “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.
A conferência contou com a presença da prefeita Maria Eunice (Cidadania), do vice-prefeito Zenóbio Rodrigues (Republicanos), vereadores, autoridades religiosas, secretários municipais, assistentes sociais, Conselho Tutelar e entidades classes representadas.
Os eixos temáticos foram: 1 – a proteção social contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; 2 – financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; 3 – controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; 4 – gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e 5 – a atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. Após discussões dos eixos, foram elaboradas dez propostas a nível municipal, cinco para o Estado e cinco para o nacional, que serão publicadas no Diário Oficial do município.
A secretaria da Assistência Social, Carol Verissimo fez destaque para a temática abordada este ano. “Pedimos que nossas salas pudessem se colocar no lugar das pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social”, disse.
Segundo a prefeita Maria Eunice (Cidadania), os auxiliares da Secretaria de Assistência Social conhecem de perto as vulnerabilidades das pessoas que procuram os serviços e ações da Prefeitura de Mamanguape. “Nossa gestão tem ido aos quatro cantos do município, levando ações para essas pessoas”, acrescentou.
Mamanguape chegou à marca de mais de quinhentas cestas básicas todos os meses, projeto que começou em 2017 pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O CRAS, CREAS e SCFV também foram lembrados pela prefeita, quanto ao importante serviço realizado. “Agradeço e parabenizar a todos pela colaboração que dão a gestão e ao nosso povo”, finalizou.
A organização do evento trabalhou para garantir todos os protocolos necessários de segurança contra a Covid-19, com a entrega de máscaras, higienização e distanciamento físico ocupando a capacidade máxima estabelecida em decreto.