A urna com as cinzas do corpo do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, foi guardada, nesta terça-feira (14), no Santuário do Memorial Frei Damião, durante homenagem póstuma.
Antes as cinzas percorreram, durante cortejo, em um carro do Corpo de Bombeiros, as principais ruas do centro, passando em frente a Prefeitura, pela casa que morava e em seguida levadas para o Memorial, onde foi realizada a celebração de uma missa presidida pelo Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena.
A solenidade de despedida foi acompanhada por familiares, como a deputada Camila Toscano e a ex-deputada Léa Toscano, filhos, netos e também por amigos do político.
Zenóbio morreu em 2020 após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, agravado pela Covid-19. Em decorrência da pandemia, não houve um ato de despedida, o corpo foi cremado e as cinzas guardadas para que futuramente houvesse um momento de homenagem ao ex-gestor em Guarabira. Em comum acordo com a Igreja Católica ficou decidido que as cinzas ficassem no Museu do Santuário Memorial de Frei Damião.
O monumento dedicado a Frei Damião foi construído durante o mandato da então prefeita Léa Toscano, enquanto Zenóbio estava como deputado estadual. Ele participou ativamente para viabilizar a construção dessa obra que é o principal ponto turístico do Brejo paraibano.