As cidades do Vale do Mamanguape recebem, nesta segunda-feira (25), 750 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada pela farmacêutica AstraZeneca. Um total de 36 mil doses chegaram à Paraíba na manhã de domingo (24) em um voo que veio de Brasília.
O lote da vacina de Oxford vai dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde da Paraíba que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19. A segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas e ainda não foram envidas aos Estados.
Para dar apoio à logística de distribuição, uma operação que envolve as Secretaria de Segurança Pública e da Saúde operacionaliza a distribuição por meio aéreo e terrestre para todas as 12 Regiões de Saúde do Estado, onde os municípios retiram as doses determinadas pelo Ministério da Saúde, respeitando o critério populacional. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que os municípios são responsáveis legais pela aplicação das doses no público determinado.
Até este domingo, a Paraíba já recebeu duas remessas de vacinas contra Covid-19. Foram 114.800 mil doses da vacina Coronavac/Butantan (quantitativo para dose 1 e dose 2), destinadas a quatro públicos: indígenas aldeados (100%), idosos em asilos e abrigos (100%), pessoas com deficiência em abrigos (100%) e profissionais de saúde (34%) e mais 36 mil doses da Vacina de Oxford/Astrazenica (dose 1) destinadas aos profissionais de saúde (27%).