Na manhã desta quinta-feira (20), representantes de agremiações carnavalescas de Rio Tinto estiveram reunidos com a prefeita Magna Gerbasi (PP), o objetivo da conversa girou em torno da elaboração de lives para apresentações dos ursos adultos, ursos mirins, boi de reis e burrinhas, buscando preservar a cultura do Carnaval Tradição do município. O cancelamento do carnaval na cidade fabril, constará de forma oficial em decreto nos próximos dias, deste modo, Rio Tinto segue decisões já tomadas por outros municípios e capitais.
O governo municipal propôs um investimento superior a R$ 9 mil, distribuído de forma igualitária entre as categorias, para incentivar suas respectivas apresentações e auxiliar nos custos da confecção de figurinos e cenários. Porém, sem disputa pelo título anual, apenas para entreter o público que assistirá em casa, a partir de uma estrutura que será montada no Ginásio Almizão.
As apresentações vão seguir o mesmo padrão adotado no Carnaval Tradição do município, com teatro e enredo. A transmissão das lives acontecerá pelas redes sociais da Prefeitura de Rio Tinto. Todos os protocolos sanitários vão ser adotados no controle do número de participantes, solicitando o cartão de vacinação e a realização de testes.
A decisão pelo cancelamento de todos os eventos carnavalescos – acontece após o aumento considerável no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19) nas últimas semanas -, além do surto da influenza do subtipo H3N2 desde o fim de dezembro passado. Um estudo foi realizado pela Secretaria de Saúde local, com levantamento de dados sobre a pandemia, o documento orienta para a não realização dos festejos.