Candidatos apostam em propostas inovadoras

Da Capital ao Sertão, os candidatos buscam surpreender os eleitores e conquistar votos.

Faltando menos de um mês para as eleições, que acontecem em 15 de novembro, candidatos a prefeito e vereador de municípios paraibanos se destacam na apresentação e defesa de propostas inovadoras. Eles revelam que tiveram atenção especial para o seu plano de governo e carta de propostas, fizeram diagnóstico de suas cidades e focaram em iniciativas para resolver problemas existentes. As iniciativas apresentadas são para criação de empregos, crescimento da economia, melhorias em saúde, segurança, educação e proteção animal. Da Capital ao Sertão, os candidatos buscam surpreender os eleitores e conquistar votos.

- Publicidade -

Outra característica desses candidatos com novas idéias é a faixa etária: possuem menos de 40 anos. Na Paraíba, 4.606 candidatos têm de 16 a 39 anos, o que representa 37,07% do total de 12.467 (10.167 estão aptos para a disputa) que se registraram para disputar cargos eletivos no Estado.

Na cidade de Marizópolis, Sertão do Estado, e que tem apenas 10,1% da população empregada e 50,3% vivendo com até meio salário mínimo por mês, segundo levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o candidato a prefeito, o engenheiro Jeferson Vieira (PDT), de 32 anos, está propondo a criação de um programa de crédito para incentivar a abertura de novos negócios no município, reforçando a geração de emprego e renda para as pessoas. Além disso, ele defende iniciativa de incentivos à aquicultura, com grande potencialidade na região, com criação de linha de crédito especifica e até criação de escola da pesca. Entre os pontos que serão priorizados na gestão municipal está a geração de empregos e a desburocratização e simplificação da vida dos empreendedores.

Jeferson ainda propõe a implantação do Ônibus do Trabalhador que irá transportar os trabalhadores que precisam se deslocar para São Gonçalo, Núcleos Habitacionais, Sousa e demais localidades da região. “A ideia é levar o mesmo serviço do transporte universitário para a classe trabalhadora”, disse, acrescentando que propõem também uso da energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do município e a criação das secretarias do Trabalho e a de Gerenciamento, Qualidade e Controle.

Também no Sertão, no município de Princesa Isabel, o candidato a prefeito, o advogado Sidney Filho (PSDB) de 37 anos tem defendido propostas diferenciadas. Entre as propostas está a criação da Casa de Estudante de João Pessoa e Serra Talhada (PE) para atender ao aluno que necessite passar a semana naquela cidade e ainda a implantação de uma Casa do Estudante em Princesa Isabel para estudantes que são da Zona Rural.

Na geração de emprego e renda, Sidney Filho propõe parcerias com comerciantes locais a fim de que possam oferecer oportunidades do primeiro emprego aos jovens, tendo como contrapartida do município a dispensa de alguns impostos de acordo com as vias legais no tocante aos incentivos fiscais. Também é proposta do candidato a criação do Cheque Cidadão, consistindo em empréstimos a juros baixos para que o pequeno empreendedor tenha a oportunidade de montar seu primeiro negócio.

Em João Pessoa, a candidata a vereadora pelo PRTB, Pamela Medeiros, tem 28 anos, se posiciona com alinhamento de direita e faz parte de outra estatística: a desigualdade do numero de homens e mulheres que disputam cargos eletivos. A cada 10 candidatos a vereador nas 26 capitais do país, apenas 3 serão mulheres.

Com posicionamento liberal, a advogada apresenta propostas para desenvolver o empreendedorismo. A candidata pretende garantir a transformação da praia do Seixas em um Polo Gastronômico, integrado ao Mercado de Peixe da Penha, bem como Gramame e praia do Sol. Fortalecer o destino João Pessoa em outros estados e fora do Brasil.

Para a juventude, Pamela defende a criação de incubadoras de empresas, garantindo aos jovens o AC Esso ao financiamento, a formação específica e a consultoria para criação e organização do MEI. Pela causa animal, Pamela sugere a implantação da Upinha Veterinária Móvel, onde levará o atendimento veterinário gratuito aos bairros de João Pessoa.

No município de Sapé, o candidato a vereador David Matias (Podemos), de 29 anos, também lutará pela causa animal com propostas para instalação do Centro de Zoonoses no município, além de campanhas de conscientização junto à população. Na educação, o candidato propõe um modelo pedagógico que promova o protagonismo dos estudantes, dos pais e da comunidade escolar, além de formação continuada para os profissionais da educação.

Na área da cultura, David Matias, que é professor de Biologia e de Dança, propõe no município de Sapé a realização de eventos periódicos em praças públicas, com a participação de artistas da terra em diversos segmentos. O esporte também está na relação de propostas e bandeiras de luta. Uma das ideias é requerer o Bolsa Atleta para todos os esportistas que competem representando a cidade.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -