A Câmara Municipal de Rio Tinto realizou, na tarde desta quarta-feira (26), a 15ª e última Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2025. Em quase cinco horas de reunião, os 11 vereadores analisaram e votaram projetos do Executivo, aprovaram indicações de benfeitorias, concederam títulos de cidadania e protagonizaram discursos que refletiram o clima político do encerramento do ano.
Projetos da Saúde recebem aval dos vereadores
Dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo foram aprovados com foco na valorização dos profissionais da saúde municipal. O Projeto de Lei nº 18/2025 cria incentivo financeiro variável por desempenho para servidores vinculados ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Já o PL nº 19/2025 institui o Incentivo do Componente de Qualidade (ICQ) para equipes de Saúde da Família, Atenção Primária, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais, com recursos provenientes do Ministério da Saúde.
Infraestrutura e reconhecimento público
Os parlamentares também aprovaram diversas indicações voltadas à infraestrutura de bairros e comunidades. Entre elas, a reforma de escola na comunidade Taberaba, implantação de academia ao ar livre, instalação de ar-condicionado em salas de aula, calçamento de ruas e construção de vestiário esportivo. Ruas de Taberaba e Jaraguá também receberam novas denominações.
No campo das homenagens, sete personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Rio-tintense, além da concessão de votos de aplauso a servidores municipais.
Discursos marcam clima político e balanço de obras
A tribuna foi palco de manifestações de agradecimento, elogios e definições políticas. O vereador Felipe Pessoa anunciou seu desligamento da bancada da situação, enquanto vários parlamentares destacaram obras recentes da gestão da prefeita Magna Gerbasi, especialmente no contexto das comemorações dos 69 anos de emancipação política do município.
Relatos sobre a participação do presidente Sandro Gomes e do vereador Luan Cardoso na COP30, em Belém, também ganharam destaque. Ambos avaliaram positivamente os debates ambientais, com Luan — líder da oposição — elogiando inclusive obras da atual gestão.
Líder do governo na Casa, o vereador Marcão ressaltou a boa condução da Mesa Diretora e garantiu responsabilidade na aplicação das emendas parlamentares, reforçando o alinhamento com o Executivo.
A sessão encerrou oficialmente o ano legislativo e marcou o início do recesso da Câmara Municipal de Rio Tinto.



