- Publicidade -
LEGISLATIVO

Câmara de Rio Tinto encerra ano legislativo com aprovações e definições políticas

Vereadores aprovam projetos para a Saúde, concedem homenagens e fazem discurso que marcaram mudanças políticas na Casa.
Mesa diretora da Câmara de Rio Tinto — Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Rio Tinto realizou, na tarde desta quarta-feira (26), a 15ª e última Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2025. Em quase cinco horas de reunião, os 11 vereadores analisaram e votaram projetos do Executivo, aprovaram indicações de benfeitorias, concederam títulos de cidadania e protagonizaram discursos que refletiram o clima político do encerramento do ano.

Projetos da Saúde recebem aval dos vereadores

Dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo foram aprovados com foco na valorização dos profissionais da saúde municipal. O Projeto de Lei nº 18/2025 cria incentivo financeiro variável por desempenho para servidores vinculados ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Já o PL nº 19/2025 institui o Incentivo do Componente de Qualidade (ICQ) para equipes de Saúde da Família, Atenção Primária, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais, com recursos provenientes do Ministério da Saúde.

Infraestrutura e reconhecimento público

Os parlamentares também aprovaram diversas indicações voltadas à infraestrutura de bairros e comunidades. Entre elas, a reforma de escola na comunidade Taberaba, implantação de academia ao ar livre, instalação de ar-condicionado em salas de aula, calçamento de ruas e construção de vestiário esportivo. Ruas de Taberaba e Jaraguá também receberam novas denominações.

No campo das homenagens, sete personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Rio-tintense, além da concessão de votos de aplauso a servidores municipais.

Discursos marcam clima político e balanço de obras

A tribuna foi palco de manifestações de agradecimento, elogios e definições políticas. O vereador Felipe Pessoa anunciou seu desligamento da bancada da situação, enquanto vários parlamentares destacaram obras recentes da gestão da prefeita Magna Gerbasi, especialmente no contexto das comemorações dos 69 anos de emancipação política do município.

Relatos sobre a participação do presidente Sandro Gomes e do vereador Luan Cardoso na COP30, em Belém, também ganharam destaque. Ambos avaliaram positivamente os debates ambientais, com Luan — líder da oposição — elogiando inclusive obras da atual gestão.

Líder do governo na Casa, o vereador Marcão ressaltou a boa condução da Mesa Diretora e garantiu responsabilidade na aplicação das emendas parlamentares, reforçando o alinhamento com o Executivo.

A sessão encerrou oficialmente o ano legislativo e marcou o início do recesso da Câmara Municipal de Rio Tinto.

- Publicidade -

Veja Também

PORTARIA
Seleção brasileira estará na Copa do Mundo de 2026 — Foto: Getty Images via BBC

Governo da Paraíba altera expediente na segunda (29) por jogo do Brasil

GESTÃO

Em 30 dias, Prefeitura de Mamanguape injeta mais de R$ 20 milhões na economia

DESTRUIÇÃO
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP

Pior terremoto da Venezuela em 100 anos deixa 188 mortos