A candidata à vereadora em Rio Tinto, Claudecir Braz (Progressistas), conhecida como Cacique Cal, comemora novas adesões ao seu projeto político, que é o de ocupar uma das 11 vagas da Câmara Municipal, a partir de 2021. Ela concorre à reeleição.
“Ouvir os relatos das pessoas é ter a certeza que estamos no caminho certo. Com muita humildade e trabalho, chegaremos ao nosso objetivo. Esse é o maior combustível de nossa campanha”, afirmou Cal ao Blog.
Cacique dos índios potiguaras na aldeia Monte-Mor, Cal sempre esteve presente no movimento indígena, na luta por moradia, direitos e qualidade de vida em todas as áreas. “Durante nossas visitas o dialogado tem sido fundamental com os nossos irmãos riotintenses. Tenho ouvido sugestões, ideias, nosso mandato sempre foi participativo com quem nos acompanha, essa é uma das características do que fazemos no parlamento municipal. Fico agradecida pelas diversas manifestações de carinho e apoio”, frisou.
Mulher indígena
Em todo Brasil, as candidaturas de mulheres indígenas nestas eleições cresceram 49% em relação a 2016. O levantamento é do Elas no Congresso, plataforma de monitoramento legislativo dos direitos das mulheres, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).