
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de homologação das terras indígenas Potiguara de Monte-Mor, localizadas nos municípios de Rio Tinto e Marcação, no Litoral Norte da Paraíba. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (4), pela vereadora rio-tintense Cacica Cal, que está em Brasília e participou do ato de assinatura.
Há mais de 15 anos, a Cacica Cal tem liderado a luta junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), onde mais de 3 mil famílias indígenas aguardavam pela demarcação de suas terras. “Agradecer acima de tudo a Deus, e ao nosso presidente que escolheu as pessoas certas para estarem no lugar certo e na hora certa, parabenizar a Joenia pelo seu esforço que tem tido a frente da Funai. Pois não é fácil uma mulher liderar uma organização como a nossa”, destacou a vereadora.
“Esse é o resultado da luta, de sempre, dos povos indígenas que nunca desistiram do reconhecimento da terra. Estivemos presente testemunhando esse ato que foi tão lindo e agora confirmou o compromisso daquela visita que tivemos na Paraíba, daquela mobilização toda”, disse a presidenta da Funai, Joenia Wapichana.
Também participou do ato o vereador de Rio Tinto e cacique-geral do Povo Potiguara, Sandro Potiguara. Além de autoridades do governo, a exemplo da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.