Sem dúvidas, o Papa Emérito Joseph Ratzinger (Bento XVI), um dos maiores teólogos cristãos, deixa um legado de referência para o catolicismo. Sua obra, reunida na edição oficial, o qualifica entre os maiores da Igreja de todos os tempos. Ele faleceu neste sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.
De forma impressionante, seu rico magistério se destaca pela clareza, profundidade e sensibilidade espiritual. A relação com a confissão batismal da fé confere à sua teologia a característica principal. Para Ratzinger, pensar a fé com rigor é exigência teologal e antropológica.
Uma certeza, entre os mais brilhantes a servir na cátedra de Pedro, Bento XVI recorda, por seu estilo, pela amplitude e pela profundidade, os seus Doutores. Pontífice ficou marcado por ser o primeiro em quase 600 anos a abdicar do cargo.
O velório está marcado para começar na segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro. Já o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, conforme nota do Vaticano.