Bandeira amarela predomina nos municípios do Vale

Na Paraíba houve ressurgimento de municípios em bandeira vermelha.

A Secretaria de Estado da Saúde publicou mais uma avaliação do Plano Novo Normal que passa a vigorar nos 223 municípios paraibanos a partir desta segunda-feira (17). Na 25ª avaliação, 81% dos municípios da região do Vale do Mamanguape encontram-se em bandeira amarela, não havendo alteração em relação a divulgação anterior.

- Publicidade -[adning id="2114"]

A bandeira laranja voltou a predominar na Paraíba, e o ressurgimento de municípios em bandeira vermelha. A análise da 25ª avaliação marca uma importante transição de bandeiras delimitada, em especial, pela nova tendência de crescimento da média móvel da taxa de transmissibilidade (R efetivo) do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos com especial destaque para a 2ª (complexo agreste-borborema) e 3ª (sertão e alto sertão) macrorregiões de saúde do estado.

A SES atribui o avanço da pandemia ao abandono das medidas individuais protetivas como o uso de máscara e distanciamento social, que resultam em uma maior circulação do vírus e, consequentemente, a demanda por internações hospitalares. A semana compreendida entre 3 e 8 de maio apresentou um número médio de 69 internações ao dia em todo estado, enquanto na semana entre 10 e 15 de maio pode-se observar um substancial crescimento desta média diária de internações, que alcançou 79 novas internações diárias em média.

O contexto apresentado é bastante preocupante, posto que a elevada circulação das variantes P1 e P2 na Paraíba, que por sua vez caracterizam-se por encurtar o intervalo de tempo entre o início da infecção e seus agravamentos, permite agregar relevância estratégica ao número médio de novas internações ao dia e seu reflexo nas ocupações de leitos nos centros de referência para Covid-19 em todo estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -