Bancos poderão ser multados caso não consigam evitar aglomerações de clientes nos dias de pagamentos de salários. Conforme publicação do Portal Correio, o secretário do Procon de João Pessoa, Helton Renê, disse que o decreto estadual para o período de prevenção à disseminação do novo coronavírus é claro em relação à proibição. Ele sugere que as agências organizem um calendário de pagamento para evitar aglomerações, seja por idade ou inicial do nome do cliente.
“Os bancos tiveram tempo e condições suficientes para preparar um plano. Não serão admitidas aglomerações de pessoas. O banco que não não conseguir cumprir o decreto do governo sofrerá penalidades administrativas, como autuação e multa”, informou.
Em nota, o Sindicato dos Bancários pediu as pessoas não se apressem em ir aos bancos. O presidente da entidade, Lindon Jhonson, lembra que, além do risco de contágio com as aglomerações, muitas agências não terão o tradicional atendimento ‘Posso ajudar?’.
Em todo o país cerca de 200 mil bancários já estão trabalhando em casa e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prevê que esse número vai aumentar.