A Arquidiocese da Paraíba emitiu novo decreto autorizando o retorno gradual das atividades religiosas com a presença dos fieis, a partir do próximo sábado (20). Na decisão do Arcebispo, além das missas, estão permitidas as realizações de batizados, casamentos, confissões, exéquias e unção dos enfermos, sempre respeitando as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde.
As igrejas, durante as celebrações, não poderão ultrapassar o limite de 30% da capacidade total. Além disso, todas deverão oferecer álcool em gel nas entradas, além de marcações nos bancos e no piso, alertando sobre o distanciamento entre as pessoas. Aos fieis, caberá a obrigatoriedade de uso de máscara, não promover aglomeração ou “aperto de mãos” em qualquer momento e respeitar o limite da capacidade estabelecida.
Caberá às paróquias determinarem a forma de organizar os fieis no acesso às celebrações. Nas mais frequentadas, pode ser aumentado o número de missas ou a adoção de celebrações campais.
A entrega de hóstias, momento que marca a comunhão nas missas, será feita após a higienização das mãos de párocos e ministros da eucaristia. As hóstias serão entregues nas mãos dos fiéis, mas não haverá contato entre elas.
As transmissões paroquiais por meio das redes sociais na internet serão mantidas. O documento recomenda que idosos, crianças com menos de 12 anos ou pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 evitem ir aos templos.