O também autor do livro “História da Comarca de Rio Tinto”, Antônio Luiz da Silva (Doutor Toinho), ressaltou o processo de ideia e criação da obra, com relatos de juízes, servidores e personalidades locais.
“Quando recebi o convite do Poder Judiciário paraibano, para ser um dos autores da obra, fiquei muito honrado e tive logo a ideia de trazer, para a obra, a emoção, o coração e o sentimento das pessoas que vivenciam a Comarca”, avaliou o escritor.
As pesquisas, segundo ele, foram realizadas no próprio Tribunal de Justiça da Paraíba, com juízes, familiares do município de Rio Tinto, pessoas da comunidade e visitas a cartórios, jornais e sites fidedignos da internet. Doutor Toinho já tem publicado o livro “Rio Tinto, Meu Recanto Paraibano”.
A obra traz casos judiciais de grande repercussão, biografando juízes, promotores, defensores, advogados, juízes de paz e funcionários dos cartórios, com narrativa que, além de mostrar os aspectos físicos como os ocorridos no Fórum e na Cadeia Pública da cidade.