As cidades de Boqueirão e Queimadas, no Agreste, e Mataraca, no Litoral Norte, receberam autorização para instalação da estrutura do 5G a partir do dia 26 de junho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21.jun), pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que também já havia liberado a ampliação da tecnologia em outros municípios da região do Vale do Mamanguape – Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto.
Agora, a Paraíba já tem 31 municípios paraibanos liberados para receberem o sinal de 5G e outros 47 com o planejamento de instalação aprovado. A medida foi aprovada pela Anatel para antecipar a liberação da faixa 3,5 Ghz nessas cidades.
Com as três adições à lista de cidades que têm o acesso a estrutura da tecnologia, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país vão poder solicitar a implantação da infraestrutura nos novos locais.
Na Paraíba, as cidades escolhidas para a instalação da estrutura que permite o funcionamento da nova tecnologia estão enquadradas em critérios que respondem ao tamanho da população de cada localidade.
A quinta geração de rede móvel promete velocidade maior para baixar e enviar arquivos, além de conexão mais estável.