O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formalizou nesta semana novas regras para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Entre as principais medidas divulgadas no novo edital, está a concessão da taxa de inscrição do exame de forma gratuita para os estudantes que não conseguiram fazer a solicitação no tempo determinado pela instituição.
Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a medida é destinada para os estudantes que atendem aos critérios estabelecidos no novo edital.
“Foi para permitir que a gente possa conceder a isenção para aqueles que não conseguiram pedir a tempo. Tem o enquadramento legal, ou seja, que tem direito a gratuidade. E são aqueles alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio em escola pública, os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, bolsistas integrais em escolas particulares e aqueles em situação de vulnerabilidade e baixa renda”.
Outra medida importante divulgada pelo Inep foi o adiamento da versão digital do Enem 2020. A nova data da prova na versão eletrônica será nos dias 22 e 29 de novembro deste ano. Para os estudantes que optarem pela prova imprensa, o calendário continua o mesmo. A prova está prevista para os dias 1º e 8 de novembro deste ano.
Para mais informações acesse: portal.inep.gov.br.