De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo menos 26,7% dos candidatos paraibanos faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no domingo (5).
Ao todo, o estado teve 124.519 inscritos. Mais de um quarto desses candidatos não foram aos locais de provas, que correspondem a mais de 33.300 pessoas.
A média de faltosos da Paraíba é menor do que a registrada no país. Em todo o Brasil, 28,1% dos candidatos faltaram.
Também no país inteiro, 4.293 participantes foram eliminados por problemas como o porte de equipamentos eletrônicos, sair do local de provas antes do horário permitido, uso de materiais impressos e não atender orientações dos fiscais.
Outros 905 candidatos foram afetados por problemas logísticos no Brasil, a exemplo de emergências médicas, falta de energia elétrica e falta de água.
Os candidatos que tiveram problemas logísticos ou estavam com doenças infectocontagiosas podem pedir a replicação das provas. O pedido deve ser feito na Página do Participante, entre os dias 13 e 17 de novembro. Quem tiver a solicitação atendida, vai fazer o exame nos dias 12 e 13 de dezembro.