A maior riqueza de um homem – por Bruno Cabral

O seu nome se refere a como você é visto pela sociedade e pelo mercado em que atua.

“É melhor um bom nome do que muitas riquezas” (Pv, 22-1)

Salomão, rei de Israel a.C, que segundo a Bíblia foi o homem mais sábio que já existiu, revelou no livro de provérbios, escrito por ele, a maior riqueza de um homem: o nome. Está escrito no versículo acima que é melhor um bom nome do que muitas riquezas.

- Publicidade -

Mas você pode se perguntar, porque apenas o nome que eu carrego vai ser a minha maior riqueza, se com muito dinheiro e bens materiais eu posso ter o que quero, ir pra onde eu quero e fazer negócios? Você pode até ter com muito dinheiro o que quer e ir aonde dê na telha. Mas será que pode fazer bons negócios se você não tiver um bom nome? Quando Salomão se refere ao bom nome ele quer dizer a sua reputação, seu caráter, índole e se você é conceituado no que faz. Nós construímos o nosso nome. Como você constrói o seu?

Você faria negócios ou entraria em uma sociedade empresarial com alguém que tem má reputação no mercado com fama de enganador e corrupto? Você investiria seu dinheiro em um fundo de investimentos em que seu administrador tem fama de corrupto? Emprestaria dinheiro a alguém que tem fama de caloteiro e que nunca pagou empréstimos anteriores? Ou compraria ações de uma empresa que tem uma gestão corrupta e que só dá prejuízo? Acredito que a resposta para todas essas perguntas que fiz é não. Se respondeu algum sim é porque realmente você gosta de correr risco.

O seu nome se refere a como você é visto pela sociedade e pelo mercado em que atua. É o que você faz. Nós somos o que fazemos e não o que falamos. E o fazermos e o resultado do que fazermos constrói todo nosso caráter. Ou seja, o nome. O bom nome está incluído também para empresas e negócios. Uma grande empresa mal gerida e com problemas de lucratividade e judiciais perde investidores. Um negócio pequeno ou grande negócio com mal atendimento e administração perde clientes.

Muitas empresas não procuram apenas colaboradores especialistas na área desejada ou com experiência, mas sim pessoas íntegras em que possam confiar seu negócio e dinheiro. Elas preferem treinar pessoas inexperientes do que permanecer com bons profissionais, mas desonestos.

O bom nome não se refere apenas a reputação, como em questões de corrupção, mas também em relação ao seu profissionalismo. Se você for especialista na sua área, alguém que produz bons resultados, passa segurança no que fala e resolve o problema dos seus clientes, terá um nome forte no mercado e será mais procurado e bem remunerado. Mas se você é um mal profissional ou meia boca, provavelmente seu nome não estará entre os melhores.

Por tanto, cuide do seu nome. Você é o que faz e os resultados que produz. Cuide da sua maior riqueza que as outras virão até você trazendo bons negócios, bons sócios e ótimas oportunidades de emprego.


Bruno Cabral – Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.

Se não sabe investir ou precisa de educação financeira agende uma consulta. Será um prazer te ajudar.

Bruno Cabral
Bruno Cabral
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -