A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até mesmo a morte súbita.
A aterosclerose pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias. É nesses pontos que começam a formar silenciosamente os ateromas, as tais placas. Ao longo dos anos, formam-se mais e mais camadas, congestionando o trânsito sanguíneo.
Na aterosclerose, as placas de gordura provocam estragos diferentes, dependendo de onde comprometem a circulação sanguínea. Na região do coração, podem deflagrar angina (dor no peito) ou até infarto. No cérebro, aumentam o risco de AVC.
Evitar os fatores de risco é fundamental para impedir o desenvolvimento da aterosclerose. A prevenção requer a realização de exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada, com baixa ingestão de açúcar, gordura e sal. Essas providências afastam obesidade, diabetes, hipertensão e altos níveis de colesterol.
Não fumar e não extrapolar no consumo de bebida alcoólica são outras atitudes que contribuem para reduzir as agressões às artérias.
O tratamento vai depender da severidade do quadro, e vai do uso de remédios a cirurgias de ponte de safena.