O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já teve manifestação de interesse de 25 prefeituras da Paraíba, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). Até o momento, nenhum município da região do Vale do Mamanguape sinalizou participação.
No Brasil, 649 administrações municipais assinaram o termo de intenção do consórcio. O prazo de inclusão termina na sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette.
Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.
Confira as prefeituras da Paraíba que demonstraram intenção de aderir ao consórcio:
- SANTA LUZIA
- PEDRA BRANCA
- ÁGUA BRANCA
- SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA
- CATOLÉ DO ROCHA
- CAMPINA GRANDE
- SOLÂNEA
- ALAGOA NOVA
- COREMAS
- PIANCÓ
- JOÃO PESSOA
- BARRA DE SANTA ROSA
- COXIXOLA
- SÃO MAMEDE
- SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO
- OURO VELHO
- BOA VISTA
- TEIXEIRA
- SOLEDADE
- POMBAL
- SÃO JOSÉ DO SABUGI
- SÃO DOMINGOS DO CARIRI
- SALGADINHO
- VÁRZEA
- SUMÉ