A 14ª Gerência Regional de Educação está realizando, de forma inédita, a I Semana de Ciência e Tecnologia da 14ª GRE, envolvendo cerca de 14 escolas da região. Com foco em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, o evento teve início na segunda-feira (22) com uma Feira de Profissões que reuniu mais de 500 estudantes. Ao longo da semana, estão sendo oferecidas palestras com professores universitários e especialistas em inovação, startups e evolução científica, além de apresentações e discussões que envolvem estudantes e professores.
O segundo dia de atividades, que aconteceu nesta terça-feira (23), contou com a participação do coordenador do Ouse Criar, Remo Peixoto, que falou sobre os programas da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) e apresentou o projeto que coordena. O Ouse Criar é um programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo nas escolas estaduais, que tem o objetivo de assegurar oportunidades para estudantes e egressos da rede estadual de ensino em projetos de inclusão social e tecnológica, criando oportunidades de desenvolvimento profissionalizante.
Seguindo a programação, o projeto Ciência na Praça proporcionou aos alunos a oportunidade de exibir projetos e práticas em Ciências da Natureza. As atividades foram especialmente voltadas para os estudantes do 8º e 9º ano das escolas municipais, com o intuito de incentivar a matrícula nas escolas estaduais técnicas no próximo ano. Os presentes também puderam contar com um show de práticas experimentais conduzido pelos professores do grupo Ciência Show.
Nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), o evento é marcado pelo I Seminário Regional de Educação do Vale do Mamanguape (EDUCAVALE), voltado para professores e gestores, que deve receber um público aproximado de 450 participantes e vai incluir uma série de palestras e workshops focados em equidade e inclusão. Workshops com temas variados como o ensino de matemática inclusiva, a gestão escolar com foco na equidade, educação infantil inclusiva e educação antirracista serão ministrados por especialistas.
O evento, que se estende até as 16h do dia 26, vai incluir ainda diversas atividades como rodas de conversa, análise de dados educacionais e discussões sobre saúde emocional e bem-estar nas escolas. O encerramento será marcado por uma palestra sobre a transição da educação inclusiva para a educação intercultural e multicultural, além de uma análise de dados focada na equidade, conduzida pelo gerente Executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão da SEE-PB, Herbert Gomes.
“Aproveitamos o mês de julho para promover a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em nossa região. Iniciamos a semana com palestras e agora os estudantes estão apresentando seus projetos para a comunidade. Queremos mostrar o que nossas escolas estaduais estão produzindo e incentivar a matrícula nas escolas integrais técnicas, fidelizando nossos alunos na rede e fomentando seus projetos de vida. Esse é o nosso principal objetivo: fortalecer a educação da nossa região”, ressalta o gerente regional da 14ª GRE, Gemerson Roque.