14ª GRE busca otimizar qualidade educacional nas escolas do Vale do Mamanguape

Entre as realizações da visita estão reuniões sobre o programa Avança Ideb.

A 14ª Gerência Regional de Ensino deu início, em setembro, à ação denominada “#CaravanaAvançaIDEB – Gerência na Escola”. O movimento abrangente tem como principal propósito realizar visitas nas instituições de ensino com uma equipe especializada da gerência, proporcionando orientações em diversos setores escolares, desde a gestão até a equipe de apoio. Atualmente, a 14ª GRE engloba os municípios de Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

- Publicidade -

Entre as realizações da visita estão reuniões sobre o programa Avança Ideb, envolvendo o gerente regional e/ou um representante do Núcleo de Aprendizagem Profissional, gestores, professores e estudantes; vistorias técnicas e formações pela Unidade de Alimentação e Nutrição com as merendeiras; já a Unidade de Saúde Emocional se reúne com a gestão para fazer o levantamento inicial da situação da escola e falar sobre Busca Ativa; o Núcleo de Acompanhamento a Gestão Escolar (NAGE) se reúne com os secretários escolares para orientar sobre declarações, históricos, armazenamento da documentação, entre outros; e o Núcleo Administrativo (NUAD) se reúne com as todos os demais colaboradores para falar do comprometimento e reforçar os direitos e deveres de cada um deles nesse processo.

Um dos pontos de destaque da iniciativa é a capacitação prévia dos manipuladores de alimentos. No entanto, a ênfase primordial permanece sendo a aprendizagem dos estudantes e a meta relacionada ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A ação representa um marco para a 14ª Região de Ensino. Pela primeira vez, representantes de todos os núcleos da Gerência estão percorrendo as escolas, estabelecendo um alinhamento estratégico para a conquista de objetivos em comum.

Gemerson Roque, gerente regional, explicou sobre a origem da iniciativa. “A ideia das visitas emergiu internamente na própria gerência, resultando na construção de um cronograma meticuloso de visitas. As instituições de ensino são previamente notificadas sobre a ação por meio de comunicados oficiais, seguindo um planejamento estruturado”, explicou Roque. A equipe que se desloca para as visitas é composta por 12 profissionais de variados setores da educação.

Os encontros são segmentados, abordando o Ideb, orientações sobre alimentação, saúde emocional, busca ativa, gestão documental, além de reforçar direitos e deveres dos colaboradores. “O feedback inicial sobre essa ação tem sido promissor, sugerindo que a estratégia adotada está no caminho certo para colher frutos significativos para a educação na região. Temos certeza de que com esforço coletivo, os frutos virão”, comenta Gemerson Roque.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -